top of page

Peças artesanais: dicas de decoração

Atualizado: 10 de mar. de 2022


Oioiii, aqui é a Duda!


Meu nome é Maria Eduarda, mas todo mundo me chama pelo meu apelido! Tenho 22 anos, estou no último ano de Arquitetura e Urbanismo na PUCRS e faço estágio na Beró desde Julho de 2021. Às vezes apareço de cantinho nos stories do Instagram. Muito prazer!


Sou muito inquieta, amo fazer e aprender de tudo. Sou aquela pessoa que adora inventar moda. Por isso, quando a Rafa pediu para escrevermos por aqui, tive a ideia de falar sobre artesanato na decoração. Tem tantas técnicas diferentes de trabalho manual pra aprender, peças lindas que podem servir como item decorativo para o projeto da tua sala, quarto, cozinha…


O artesanato vai muito além daquele tradicional tricô que todo mundo já ganhou da avó ou da capa de filtro de barro feita de crochê. Muita gente pode ter receio em colocar esse tipo de peça na sua decoração, por achar que pode parecer antiquado ou sem graça. Porém, hoje em dia, a variedade de opções à venda é enorme, os artistas estão cada vez mais inovadores, com peças autênticas, contemporâneas e que enchem os olhos!


Além do sentido estético, eu acredito muito que o valor desse tipo de trabalho é incontável. É história, energia, é trazer um objeto com significado para dentro da tua casa. Pensa só: durante a produção, duas ou mais mãos estiveram ali presentes confeccionando aquela peça, colocando carinho e dedicação durante hoooooras (às vezes dezenas ou centenas delas). Essa essência não tem preço.


Então, separei algumas dicas de trabalhos feitos à mão para tu comprares pro teu apê (ou quem sabe te aventurar a pôr a mão na massa?) :)))



Bordado à mão livre em bastidor



Eu não poderia deixar de começar por esse: o meu favorito!

Sou suspeita pra falar, pois sou artesã e compartilho minhas peças no Instagram (alô @mia.bordaria), mas o bordado em bastidor é um elemento decorativo incrível!

Fácil de aprender, acessível (pode começar com pouco material) e é só soltar a criatividade!



Arm Knitting



O Arm Knitting é uma técnica mais recente e não tão conhecida. Aqui no Brasil, é mais conhecida como “tricô de braço”. Sou apaixonada pelas peças, são lindas, confortáveis e muito fofinhas.

A maneira de fazer é praticamente igual ao tricô tradicional, a diferença é que, em vez de duas agulhas, se utiliza os dois braços! É como se fosse um tricô gigante :D Uhu, todo mundo pode conseguir!

É fácil, só um pouco mais complicado de encontrar tão barato, pois o fio de malha pode ser um pouco mais caro.

Mas vale a pena, o resultado é muito legal!



Macramê



O macramê é um queridinho de quase todos, né? Ganhou maior popularidade ultimamente. E acho justíssimo! As peças são maravilhosas! Tu podes encontrar porta-trecos, suportes para vasos de planta, cadeiras/redes suspensas ou apenas um enfeite de parede mesmo.



Tapeçaria



A técnica de tapeçaria pode ser usada para confeccionar sousplat, centro de mesa, almofadas, enfeites de parede ou mesmo para tapetes, óbvio!

Se tu tens medo de ousar no projeto arquitetônico, que tal escolher paredes e mobiliário fixo mais neutros e colocar um tapete bem colorido? Assim pode trocar com mais facilidade e testar coisas diferentes. Acho linda essa opção e bem prática também!

Sonho com uma peça beeeem grande para colocar no meu futuro apartamento, quem sabe fazer eu mesma?



E aí? Gostou? Tem algum tipo de artesanato que tu ainda não conhecia?

Se souber mais, nos conta!

Espero que tenham curtido :)


Beijos!

Duda



As fotos usadas nesse post não são de projetos da Beró!


Referências:

Cool kraft

Ziovara

Mia Bordaria

Place of my taste

Hgtv

The design twins

Casa Abril

Coisas de Diva

Casa vogue

Artesintonia

Casa Abril

Steal the look

コメント


bottom of page